Coisas sobre raças de gatos


Este é o Lord com 6 meses

(Os artigos foram adaptados tendo por base sites como peritoanimal.com, COBASI e Petz))

Gato Persa

Reconhecemos facilmente o gato Persa pela sua cara larga e achatada junto ao seu abundante pelo. Foram introduzidos na Itália vindos da antiga Pérsia (Irã) em 1620, embora se desconheça a autêntica origem dele. O persa atual, tal como o conhecemos hoje, foi reconhecido em 1800 na Inglaterra e  descende do Angorá Turco.

Aparência Física
 
Tem a cabeça arredondada que junto às maçãs do rosto proeminentes e um focinho curto, dão forma à cara achatada desta raça. Os olhos são grandes, cheios de expressividade, em contraste com as orelhas pequenas e arredondadas.

O gato persa é de um tamanho médio/grande, muito musculoso. Tem o corpo compacto, estilo Corby e destaca-se pelas suas patas grossas. O seu pelo, abundante, espesso e longo, e ao tato é bastante suave.

As cores do pelo do gato persa são muito diferentes:

Branco, preto, azul, chocolate, lilás, vermelho ou creme, são algumas das cores no caso do pelo sólido, embora também existam gatos da raça bicolores, Tabby e inclusive tricolores no caso das fêmeas.

O persa himalaio cumpre todas as caraterísticas do persa comum, embora o seu pelo seja idêntico ao dos siameses, o pointed. Estes têm sempre os olhos azuis e podem ter o pelo em cor chocolate, lilás, chama, creme ou azul. 
 
Caráter

O gato persa é um gato com comportamento familiar e tranquilo, que vamos poder encontrar, muitas vezes, a relaxar no sofá ou na janela da varanda, pois passa várias horas do seu dia repousando. É um gato extremamente doméstico, que não mostra atitudes típicas dos seus parentes selvagens. Além disso, é um gato muito vaidoso e exuberante, sabe que é um animal bonito e não hesitará em se mostrar para conseguir carícias e atenções.

Gosta de se sentir acompanhado por pessoas, cachorros e outros animais. Também se comporta muito bem com as crianças se estas não lhe puxarem o pelo e se comportarem com ele adequadamente. Também, é bom referir que é um gato muito guloso, por isso conseguimos que ele faça facilmente truques se o premiarmos com guloseimas. 

Saúde

O gato persa é propenso a sofrer de doença renal policística, ou o sintoma dos testículos retidos. Como qualquer gato, também temos de ter cuidados na hora de o escovar, para evitar as temidas bolas de pelo que acabam no estômago.

Outras doenças que podem afetar o seu gato persa são:

  • Toxoplasmose
  • Abortos no caso de gatos azuis
  • Malformações no caso de gatos azuis
  • Maloclusão
  • Síndrome de Chediak-Higashi
  • Anquilobléfaro congênita
  • Entrópio
  • Epífora congênita
  • Glaucoma primário
  • Dermatite das dobras cutâneas
  • Cálculos nas vias urinárias
  • Luxação da patela
  • Displasia de quadril
Cuidados

O gato persa muda de pelo dependendo da temporada, por esse motivo, e para manter a qualidade do pelo, é muito importante escová-lo diariamente (além disso evitaremos os nós e as bolas de pelo no estômago). Dar um banho no persa quando estiver sujo em excesso, é uma boa opção para prevenir fungos e nós. Encontraremos à venda produtos específicos para esta raça, que servem para eliminar o excesso de gordura, a limpeza dos lacrimais ou dos ouvidos. 

Curiosidades 
 
A obesidade é um problema muito grave na raça persa, às vezes se manifesta após a esterilização. Recomendamos que consulte um veterinário para saber qual o tipo de alimento adequado para ele.

Se bem cuidado por seu tutor, o persa pode viver entre 10 a 18 anos.

................................... 

Este é o Mimoso com 4 meses

Gato Exótico (Gatil House)

Sossegados e amigáveis, os Exóticos de Pelo Curto ou exotic shorthair, são parecidos com os gatos persas exceto pela pelagem, da qual, está geneticamente justificada já que, são fruto de uma mistura entre Persas e Americanos de Pelo Curto e também dos Britânicos de Pelo Curto. Essa raça de gatos têm vitalidade e tranquilidade em partes iguais, sendo um pet ideal para famílias com crianças pois adora a vida dentro de casa e passar horas e horas brincando e sendo mimado. Assim, se você está pensando em adotar um gato Exótico de Pelo Curto, o PeritoAnimal te contará tudo o que você precisa saber, as características, cuidados e possíveis problemas de saúde.

Gato Exótico de Pelo Curto: origem

Os gatos Exóticos de Pelo Curto provem do cruzamento entre os Persas e Americanos de Pelo Curto ou Britânicos de Pelo Curto. Essa hibridação deu lugar à uma raça que alcançou fama na década de 60 e 70. Porém, apenas se consolidou como raça em 1967 e em 1986 foi reconhecida oficialmente pela FIFE como raça, estabelecendo os padrões da mesma. Essa é, portanto, uma raça de gatos relativamente nova, cuja popularidade é comparada com a dos gatos Persa, no entanto, com menor necessidade de tempo e esforço para manter a pelagem e isso faz com que ganhe muitos adeptos.

Dizem que a primeira pessoa a realizar o cruzamento entre um gato Americano de Pelo Curto e um gato Persa foi Jane Martinke, que era uma juíza de raças de gato e conseguiu que a CFA criasse uma categoria diferente para esses felinos, já que, até então tinham sido considerados como uma variação dos gatos Persas, estreando no ano seguinte em exposições, das quais surgiu o nome de gato Exótico de Pelo Curto. 
..............................

 

Esta é a Xereta com 6 meses

 Siamês (Petz)

O gato siamês provém do antigo reino de Sião, a atual Tailândia. Foi a partir de 1880 que seu comercio se iniciou nos envios ao Reino Unido e, posteriormente aos Estados Unidos. Nos anos 50, do passado século XX, foi quando o gato siamês começou a ganhar protagonismo, sendo escolhido por muitos criadores e juízes como membros dos concursos de beleza. Sem dúvidas, a raça de gato Siamês é a mais popular entre os brasileiros, e também é uma das raças de gato mais populares no mundo todo. Sua pelagem acastanhada, focinho e orelhas pretos com olhos azuis chama a atenção não somente pela beleza, como pela praticidade de cuidar, pois é uma raça que não costuma dar muito trabalho em questão de banhos e escovação, e é bastante companheira.

Podemos encontrar duas variedades desta raça:
O gato siamês moderno,.é uma variedade do gato siamês que apareceu em 2001, em que se procurava um estilo mais fino, longo e oriental. Os traços são marcados e pronunciados. É o tipo mais utilizado nos concursos de beleza. O gato siamês tradicional, ou Thai. É provavelmente o mais conhecido, a sua constituição é a de um gato comum, apresentando as cores típicas e originais do gato siamês tradicional..  Ambas as variedades se caracterizam pelo seu esquema de cor pointed típico, a coloração escura onde a temperatura corporal é menor (extremidades, cauda, cara e orelhas) que contrasta com os tons do restante corpo do felino. 
..........................
 
 
Esta é a Abóbora com 1 ano

 Gatos amarelos (Perito Animal)

Gatos com esta pelagem, possuem uma beleza inegável. Algo bastante interessante dos felinos domésticos são as diferentes combinações de cores possíveis. Dentro da mesma ninhada podemos encontrar gatos com diferentes variedades de cores, sendo eles vira-lata ou não.

Uma das cores mais apreciadas pelos tutores de gatos é o amarelo ou laranja.

As cores dos gatos não definem a raça deles. Por esse motivo, a pergunta "gatos amarelos são de qual raça?" não tem muito sentido e explicamos  porquê:

O que define uma raça são as características fisiológicas e genéticas, determinadas por um padrão. As cores dos gatos são definidas por condições genéticas e dentro da mesma raça podem existir gatos de diferentes cores. Nem todos os gatos da mesma cor são da mesma raça. Por exemplo, nem todos os gatos brancos são de uma única raça. Existem muitos sem raça definida que são brancos também. 

Ainda não existem estudos científicos que comprovem que existe uma influência da cor dos gatos no comportamento e personalidade deles. Porém, algumas pessoas acreditam que a cor define a raça. Porém, isso não é verdade.

Relativamente ao comportamento dos gatos amarelos, eles são referidos pelos tutores como extremamente amigáveis e carinhosos. Se você tem um destes gatos e o descreve como meigo e até um pouco preguiçoso, fique sabendo que você não é o único. Em 1973, George Ware, dono de um centro de gatos, estabeleceu uma teoria relativamente às personalidades dos gatos segundo a cor deles. George Ware descreveu os gatinhos amarelos ou alaranjados como "Descontraídos ao ponto de serem preguiçosos. Gostam de receber carinho mas não gostam de ser agarrados nem abraçados".

Cada gato tem a sua personalidade e muitos especialistas acreditam que a personalidade de acordo com a cor não passa de um estereótipo. Um excelente exemplo deste estereótipo do gato gordo e preguiçoso laranja é o Garfield. Quem não conhece o gato laranja, viciado em café e amante de televisão?
 
No estudo de Mikel Delgado e colaboradores, do departamento de psicologia da universidade de Califórnia, publicado na revista Anthrozoos, os participantes consideraram os gatos laranjas mais amigáveis do que os das restantes cores. Porém, não existem explicações científicas para esta relação, e os autores argumentam que este fato pode ter influência das ideias reforçadas pela cultura popular e pela mídia. O que é certo é que estes gatos são muito mais rapidamente adotados do que os gatos de restantes cores nos abrigos para animais.
......................................

 Esta é a Lady com 6 meses
(Texto retirado na íntegra do site da COBASI)


Tricolor


"Talvez você já tenha se perguntado o que há de especial nos gatos tricolores. Bem, descubra sua lenda nos parágrafos deste post. São animais de aparência marcante: geralmente são brancos, pretos e alaranjados. No entanto, há também outras combinações

Um gato tricolor é aquele que possui três cores, sendo as mais comuns o branco, preto e o amarelo, mas outras combinações também são possíveis nessa espécie.

Também chamados de gato de chita, possuem a pelagem toda mesclada, são lindos e chamam a atenção de várias pessoas. O gato tricolor não é de nenhuma raça específica, indo desde os sem raça até os com pedigree.

Por serem exóticos, diversas dúvidas surgem sobre os gatos tricolores, como se eles são só fêmeas. Abaixo você confere a resposta para essa questão, além de outras curiosidades. Não perca e boa leitura!
 
O gato tricolor é só fêmea?

Segundo especialistas, a maioria dos gatos tricolores são fêmeas. Os machos representam um pouco menos que 1% do total, segundo pesquisa da Universidade do Missouri (EUA) 1 em cada 3.000 gatos tricolores são machos.

Além disso, esses gatos são anomalias cromossômicas. A cor da pelagem é herdada dos pais e os genes das cores estão localizados no cromossomo X.

Assim, na reprodução, a gata passa para o filhote um cromossomo X e o gato pode passar um cromossomo X ou Y, dando então origem a uma fêmea (XX) ou macho (XY).

Ou seja, para uma fêmea ser tricolor, ela precisa de um cromossomo X da cor branca e outro da cor amarela.

Então, quando os machos têm o cromossomo X branco e outro Y, ele será XXY, ao invés do XY normal, sendo assim estéril.

Além disso, gatos machos tricolores, geralmente, possuem a Síndrome de Klinefelter, que pode acarretar diversos problemas de saúde como: deformidade genital, dano cerebral ou falha nos órgãos.

A expectativa de vida desses gatos é menor que a dos demais e eles precisam, geralmente, de atenção e cuidados especiais.

Enquanto um gato normal e uma fêmea tricolor vivem em média 15 anos, um macho tricolor vive aproximadamente 7 anos.

A mistura das cores pode originar gatinhos completamente diferentes. Os tipos de gatas tricolor são divididos conforme a proporção da cor branca em relação às demais e no tipo de padrão que as cores formam. Os tipos podem ser:
Calicó ou espanhola

São os gatos que têm a cor branca predominante na barriguinha, patinhas, peito e queixo. O restante do pelo tem manchas laranjas e pretas, com o tom mais acinzentado.
Carey ou tartaruga

O padrão nesses gatinhos é assimétrico, possuindo manchas diversificadas no pelo. A cor preta predomina e o branco quase não aparece. Geralmente as cores são mais claras também.
Tigrada

Os gatinhos dessa espécie são todos malhados com as três cores, distribuídas de forma quase igual, sendo bastante raro e bem bonito!
Personalidade do gato tricolor

Embora muito se argumente que a personalidade do gato é determinada pela raça dele, alguns especialistas afirmam que os gatos tricolores são cheios de atitude, além de serem independentes e teimosos.

Além disso, dizem que são carentes e bastante assustados com sons estranhos.

As fêmeas são conhecidas por serem protetoras, cuidando muito bem da ninhada e protegendo seus filhotes. Eles também adoram brincadeiras com bolinhas, ratinhos, entre outros.
Cuidados com esse gato

Os cuidados com esse tipo de gato devem ser iguais aos de outro tipo de pelagem ou raça, priorizando uma alimentação cheia de nutrientes e balanceada e exercícios físicos diários.

Além disso, é fundamental realizar idas periódicas ao médico veterinário, para ele garantir que o seu gatinho está saudável e bem alimentado.
 
Curiosidades sobre o gato tricolor

Desde os tempos mais antigos, os gatos tricolores são reconhecidos por trazerem fortuna aos lares.

Atualmente, algumas lendas mantêm essa fama de atraírem fortuna e boa sorte. Nos Estados Unidos, por exemplo, o gato tricolor é chamado de “gato do dinheiro”.

Já no Japão, ele é representado pela figura do Maneki Neko, um gato que acena e é o protetor dos negócios, atraindo sorte."
............................




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por me visitar.